Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
17 agosto 2017

EDIA coordena retirada de peixes em albufeiras do Alentejo

A remoção de peixes em albufeiras cuja cota é reduzida, por forma a prevenir eventuais episódios de mortalidade piscícola e degradação da qualidade da água, foi uma das medidas aprovadas pela Comissão de Gestão de Albufeiras e da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.

O início dos trabalhos está previsto para a semana de 21 de agosto, sendo que foram consideradas como prioritárias as albufeiras da Vigia e do Monte de Rocha, origens de água para abastecimento público.

Por solicitação da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a EDIA assume a coordenação das operações de remoção de peixes em albufeiras que não fazem parte do Sistema Global de Alqueva, nomeadamente nas albufeiras da Vigia, Monte da Rocha, Pego do Altar e Divor.

Neste momento, a EDIA já iniciou operações similares em algumas albufeiras do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, nomeadamente: Álamos, Penedrão e Pisão, uma vez que no âmbito da gestão do Empreendimento e das transferências de água em curso para os perímetros de rega confinantes, estas albufeiras estão sujeitas a uma redução do volume armazenado.

Até à data foram retiradas das albufeiras afetas ao Sistema de Alqueva cerca de 14 toneladas de peixe.

Recorde-se que o Sistema Global de Alqueva, compreende um total de 69 barragens e reservatórios, tem disponível uma área de 120 mil hectares de regadio em exploração e garante, na atual conjuntura de seca, água a aproveitamentos hidroagrícolas confinantes, como é o caso do Roxo, Odivelas, Campilhas e Alto Sado e Vigia.

Notícias Recentes

“PATRIMÓNIO E AMBIENTE” | Ação de Sensibilização | 15 de junho | Beja

A EDIA em parceria com a direções regionais de Cultura e de Agricultura do Alentejo e a CIMBAL promovem uma ação de sensibilização sobre boas práticas ambientais e patrimoniais no âmbito da salvaguarda desses valores em projetos agrícolas.

Criar Valor na Mudança | 21 de junho | Olival & Azeite | Ferreira do Alentejo

No próximo dia 21 de junho, na Herdade do Marmelo, em Ferreira do Alentejo, irá realizar-se o Seminário "S+E=V do Olival & Azeite", integrado no ciclo de conferências "Criar valor na mudança 2018" organizado pela EDIA, CONSULAI e TREVO.

Bloco de rega Cabeça Gorda - Trindade: 4 500 ha vão entrar em consulta pública

Trata-se de uma nova área de Rega de Alqueva, inserida no plano de expansão do projeto inicial, e que irá beneficiar 650 prédios rústicos nas freguesias de Cabeça Gorda, Salvada, Santa Clara do Louredo e Trindade, num total de cerca de 4500 hectares.

CRIAR VALOR NA MUDANÇA, Seminário "Sustentabilidade+ Eficiência =Valor da vinha e do vinho"

No próximo dia 24 de maio de 2018, às 14h30, na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, irá realizar-se o Seminário "S+E=V da vinha e do vinho",numa organização da EDIA, CONSULAI e O TREVO.

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.