Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
23 outubro 2017

Fundo Ambiental Português elege projeto da EDIA

O Fundo Ambiental Português, no seu programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular”, elegeu o projeto URSA, Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, classificando-o em terceiro lugar entre 66 candidaturas a nível Nacional.

O projeto URSA, desenvolvido pela EDIA - Empresa de Desenvoolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., em parceria com o ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, visa a criação de um conjunto de unidades de recolha, tratamento e transformação de subprodutos agrícolas em fertilizante para aplicação no solo.

Estas unidades pretendem devolver ao solo os nutrientes que são retirados através da agricultura, reduzindo assim as necessidades de adubação e aumentando a rentabilidade das culturas, potenciando em simultâneo a melhoria do solo e das suas funções filtradoras, e contribuindo para uma melhoria da qualidade da água utilizada pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva - EFMA.

Com este e outros projetos a EDIA prossegue com o seu propósito de ir para além do fornecimento de água aos agricultores de Alqueva, reforçando o seu contributo efetivo no apoio ao sector agrícola, na promoção do uso eficiente de recursos e na proteção do solo e da água, pilares basilares do EFMA, contribuindo para acelerar a transição do setor para a economia circular, através de uma agricultura moderna e inovadora, com redução da pegada de carbono e hídrica.

Ao programa do Fundo Ambiental Português candidataram-se 66 projetos tendo sido selecionados 20. O projeto URSA classificou-se entre os três primeiros e irá receber uma verba de 50 mil euros para o desenvolvimento de um Plano de Implementação, após o qual haverá nova avaliação para eleição e apoio de 3 a 8 projetos.

Notícias Recentes

Gerir a Carência de Água: Uma Oportunidade? Seminário Internacional

Auditório da EDIA reúne, no dia 17 de abril, seis oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito e experiência para realizar um conjunto de apresentações estruturantes e discutir de forma aberta e ampla a temática da gestão da água.

EDIA e Grupo Águas de Portugal assinam acordos para reforço de abastecimento de água ao Alentejo

Os acordos visam aumentar a fiabilidade e resiliência dos sistemas de abastecimento de água, dando resposta aos efeitos decorrentes das alterações climáticas.

Combate às espécies invasoras, EDIA é case study para alunos de mestrado de seis países

Alunos de Engenharia do Ambiente provenientes de Portugal, Holanda, Lituânia, Polónia, Croácia e Brasil, têm Alqueva como case study na problemática do combate às espécies invasoras.

Anuário Agrícola de Alqueva 2017 já está disponível

O Anuário Agrícola de Alqueva tem como objetivo fornecer informação sobre os sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, por forma a auxiliar os agricultores e investidores a desenvolverem atividades agrícolas sustentáveis.

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.