Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
23 outubro 2017

Fundo Ambiental Português elege projeto da EDIA

O Fundo Ambiental Português, no seu programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular”, elegeu o projeto URSA, Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, classificando-o em terceiro lugar entre 66 candidaturas a nível Nacional.

O projeto URSA, desenvolvido pela EDIA - Empresa de Desenvoolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., em parceria com o ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, visa a criação de um conjunto de unidades de recolha, tratamento e transformação de subprodutos agrícolas em fertilizante para aplicação no solo.

Estas unidades pretendem devolver ao solo os nutrientes que são retirados através da agricultura, reduzindo assim as necessidades de adubação e aumentando a rentabilidade das culturas, potenciando em simultâneo a melhoria do solo e das suas funções filtradoras, e contribuindo para uma melhoria da qualidade da água utilizada pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva - EFMA.

Com este e outros projetos a EDIA prossegue com o seu propósito de ir para além do fornecimento de água aos agricultores de Alqueva, reforçando o seu contributo efetivo no apoio ao sector agrícola, na promoção do uso eficiente de recursos e na proteção do solo e da água, pilares basilares do EFMA, contribuindo para acelerar a transição do setor para a economia circular, através de uma agricultura moderna e inovadora, com redução da pegada de carbono e hídrica.

Ao programa do Fundo Ambiental Português candidataram-se 66 projetos tendo sido selecionados 20. O projeto URSA classificou-se entre os três primeiros e irá receber uma verba de 50 mil euros para o desenvolvimento de um Plano de Implementação, após o qual haverá nova avaliação para eleição e apoio de 3 a 8 projetos.

Notícias Recentes

Arrendamento de parcelas rústicas | entrega de propostas até 12 de janeiro

A EDIA tem em curso um procedimento para o arrendamento de 65 parcelas de terreno cuja ocupação cultural é olival adulto de sequeiro.

Novos Regadios de Alqueva: 1900 hectares na Vidigueira em consulta pública

A apresentação pública do futuro Bloco de Rega da Vidigueira vai ter lugar no próximo dia 11 de dezembro, pelas 11:00 horas, no Auditório da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, no Bairro Industrial da Vidigueira.

Sistemas de Apoio à Decisão na Agricultura de Regadio - II Jornadas Técnicas | 12 de dezembro

A EDIA e o COTR promovem as II Jornadas Técnicas sobre Sistemas de Apoio à Decisão na Agricultura de Regadio, no próximo dia 12 de dezembro, pelas 10:00 horas, no Auditório da EDIA, em Beja. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Desenvolvimento agrícola da pequena propriedade | Cuba | 23 novembro

A EDIA, em parceria com a Câmara Municipal de Cuba e a Associação de Jovens Agricultores de Portugal, vai realizar uma sessão de informação em Cuba sob o tema “Desenvolvimento agrícola da pequena propriedade”.

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.