Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
23 outubro 2017

Fundo Ambiental Português elege projeto da EDIA

O Fundo Ambiental Português, no seu programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular”, elegeu o projeto URSA, Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, classificando-o em terceiro lugar entre 66 candidaturas a nível Nacional.

O projeto URSA, desenvolvido pela EDIA - Empresa de Desenvoolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., em parceria com o ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, visa a criação de um conjunto de unidades de recolha, tratamento e transformação de subprodutos agrícolas em fertilizante para aplicação no solo.

Estas unidades pretendem devolver ao solo os nutrientes que são retirados através da agricultura, reduzindo assim as necessidades de adubação e aumentando a rentabilidade das culturas, potenciando em simultâneo a melhoria do solo e das suas funções filtradoras, e contribuindo para uma melhoria da qualidade da água utilizada pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva - EFMA.

Com este e outros projetos a EDIA prossegue com o seu propósito de ir para além do fornecimento de água aos agricultores de Alqueva, reforçando o seu contributo efetivo no apoio ao sector agrícola, na promoção do uso eficiente de recursos e na proteção do solo e da água, pilares basilares do EFMA, contribuindo para acelerar a transição do setor para a economia circular, através de uma agricultura moderna e inovadora, com redução da pegada de carbono e hídrica.

Ao programa do Fundo Ambiental Português candidataram-se 66 projetos tendo sido selecionados 20. O projeto URSA classificou-se entre os três primeiros e irá receber uma verba de 50 mil euros para o desenvolvimento de um Plano de Implementação, após o qual haverá nova avaliação para eleição e apoio de 3 a 8 projetos.

Notícias Recentes

Modelo de Gestão Participada do Regadio de Alqueva | Inquérito de Satisfação online

A EDIA disponibiliza a apresentação efetuada nas reuniões com os agricultores e solicita o preenchimento do inquérito de satisfação ao serviço prestado e o novo tarifário da água.

Modelo participativo dos perímetros de rega de Alqueva | EDIA reúne com agricultores

Vão ter lugar, na primeira quinzena de novembro, sessões de apresentação do Modelo Participativo dos Perímetros de Rega de Alqueva aos agricultores dos perímetros de rega geridos pela EDIA, tendo sido convocados cerca de 6000 agricultores.

Blocos de rega do Torrão e Barras | Sessão de informação 27 outubro 2017 | 10 horas

A EDIA e a ADT promovem, no dia 27 de outubro, uma sessão de informação sobre o desenvolvimento agrícola dos Blocos de rega do Torrão e Barras na Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Torrão.

Fundo Ambiental Português elege projeto da EDIA

O Fundo Ambiental Português, no seu programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular”, elegeu o projeto URSA, Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, classificando-o em terceiro lugar entre 66 candidaturas a nível Nacional.

Alqueva | Um projeto EDIA 2017 | Todos os direitos reservados.