Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
02 outubro 2017

Modelo participativo dos perímetros de rega de Alqueva | EDIA reúne com agricultores

Vão ter lugar, a partir do próximo dia 6 de novembro, um conjunto de nove sessões para apresentação do Modelo Participativo dos Perímetros de Rega de Alqueva aos agricultores dos perímetros de rega geridos pela EDIA, tendo sido convocados os cerca de 6 mil agricultores abrangidos por estas infraestruturas.

Estas sessões são abertas a todos os agricultores e proprietários, e pretendem abordar, para além das informações gerais de apoio ao agricultor, também a avaliação de satisfação do serviço prestado pela EDIA e o novo tarifário da água.

A primeira sessão decorrerá dia 6 de novembro, no auditório da EDIA, pelas 11:00h, seguindo-se Ferreira do Alentejo, às 15:00h.
Dia 7 será a vez de Ervidel, às 11:00h, e São Manços, às 15:00h.

Dia 13 de novembro as sessões de correrão em Pias e Serpa, às 11:00h e às 15:00h, respetivamente.

As ultimas três sessões decorrerão dia 14 de novembro no auditório da EDIA, em Beja, às 09:00h, às 11:00h e às 15:00h.

Estas sessões surgem numa altura em que a campanha de rega se aproxima do fim, sendo possível desta forma fazer um balanço do serviço prestado aos agricultores.

Recorde-se que Alqueva esteve a garantir o regular fornecimento de água às áreas diretamente servidas pelo Empreendimento e aos perímetros confinantes durante um período extremamente crítico do ponto de vista climatérico, cumprindo a sua principal função associada à Reserva Estratégica de Água, elemento diferenciador de outros perímetros de rega existentes.

Nesta data Alqueva apresenta uma reserva utilizável de água com cerca de 1850 milhões de metros cúbicos (58% da capacidade útil da albufeira ou 69% da capacidade total), ou seja, se o cenário for semelhante ao dos últimos três anos, com afluências a Alqueva extremamente baixas, a água armazenada será suficiente para garantir a sua regular distribuição durante mais três anos de seca.

Notícias Recentes

Criar Valor na Mudança | 25 de outubro | Colóquio Final Auditório da EDIA | Beja

No próximo dia 25 de outubro, realiza-se o Colóquio final do ciclo de conferências organizado pela EDIA, a CONSULAI e O TREVO, com o patrocinado do Banco Santander Totta e Agrogarante, intitulado "Criar valor na mudança 2018".

Criar Valor na Mudança | 09 de outubro | Arvenses Herdade dos Conqueiros Alvalade do Sado

No próximo dia 09 de outubro, realiza-se o Seminário "S+E=V: O caso das culturas arvenses", o terceiro de um ciclo de conferências organizado pela EDIA, CONSULAI e O TREVO com o patrocinado do Banco Santander Totta e Agrogarante.

EDIA disponibiliza nova cobertura de ortofotomapas para toda a área de Alqueva

A EDIA disponibiliza ortofotomapas de 2017 da área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efetuada em outubro passado, fazendo a atualização da aplicação Dados Geográficos de Alqueva.

Alqueva: projeto piloto ajuda agricultores no combate a pragas

Através da fixação de colónias de Morcegos nas herdades na área servida pelo Projeto de Alqueva, pretende diminuir-se, ou mesmo anular os tratamentos específicos que são ministrados às culturas, tornando-as mais sustentáveis ambientalmente.

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.